Resenha: Saga Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2008

Número de páginas: 254
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Opinião da Leticia - Toda a série do Percy Jackson  é viciante. Cada capítulo tem uma surpresa e dá um gostinho a mais de terminar de ler o livro. Eu li o primeiro livro da série em Julho. E
u assisti primeiro o filme, que não tem nada a ver com o livro, e como gostei  decidi ler o segundo livro, Percy Jackson e o Mar de Monstros. Eu não entendia muita coisa: Por que a Annabeth é loira? Cronos sendo o vilão, não era o Luke? Até que eu falei com uma amiga, que me explicou a diferença dos dois. Nada contra o primeiro filme, é legal a história. Muito fans do livro não gostam do filme por não seguir o roteiro do livro, eu gosto dos dois, mas prefiro o livro. Voltando a falar do livro: Achei muito bom, tem partes engraçadas, e muitas partes de tensão. O autor, Rick Riordan, escreve de um modo que faz você sentir que está na pele do Percy. É um livro gostoso e não é cansativo de ler.

Opinião da Giih - Eu amo todos os livros da série de PJ, acho fascinante o 'mundo' que Rick Riordan criou. O primeiro livro é mais uma apresentação a esse mundo, aos monstros e ao Percy e seus amigos. Ele começa com doze anos (Oh, não é 16? Não, não é.), e isso faz com que o modo como ele narra esse primeiro livro seja mais infantil, mas com o tempo isso vai amadurecendo. Bom, se vocês quiserem conhecer o verdadeiro mundo de Percy Jackson, eu aconselho a ler o livro ao invés de ver o filme. Se quiserem ver o filme, vão em frente, mas veja-o não ligando ao livro, e sim como algo independente, pois caso você veja o filme e depois leia o livro, vai ficar meio confuso. Eu conheci a série por uma amiga (oi, Bruna!), que foi me emprestando todos os livros, e eu fui aos poucos me apaixonando. Se alguém me pedisse para recomendar séries, PJ estaria no meio. 


Para quem ficar interessado(a), vou deixar aqui embaixo o trailer do filme.








Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2009
Número de páginas: 285
Sinopse: "O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos." O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.


Opinião da Leticia - Como eu disse acima, o primeiro livro que eu li da saga foi "O Mar de Monstros. Eu fiquei um pouco confusa em relação a algumas coisas, mas li normalmente. O livro é rápido de ler, pois cada capítulo é razoavelmente pequeno e como cada capitulo termina com um gostinho de quero mais, você lê mais rápido. Bem, neste  livro  aparece alguns personagens que são decisivos para o desfecho da saga. O Rick Riordan fez os personagens terem mais aventuras em lugares diferentes, lugares que não existem no mundo "normal". A maior parte da aventura ocorre no Triângulo das Bermudas - que no caso é o mar de monstros - no livro você descobre várias coisas sobre a mitologia, a maioria das coisas que eu sei sobre a mitologia grega aprendi lendo nos livros.

As gravações do novo filme da saga acabaram em novembro. Ainda não foi divulgado o trailer, mas algumas coisas foram "arrumadas". Annabeth é loira. Eu não sei mais, mas espero que nesse livro Cronos seja apontado como vilão, não Luke.

Opinião da Giih - O mar de monstros é um dos livros que mais gosto da saga (empata nos meus preferidos junto com A Maldição do Titã), pois é onde você já conhece os personagens e o 'cenário', e quer saber o que vai acontecer com eles. Grover foi 'sequestrado' por um Ciclope que mantém seu esconderijo no Mar de Monstros (conhecido aqui como Triângulo das Bermudas), e Annabeth e Percy se aventuram nele para salvar Grover. Eles acabam encontrando diversos monstros, se encontram com o navio onde Luke/Cronos mantém seu exército e também contam com a ajuda de Clarice. As gravações do filme, como a Le disse, já terminaram, e o filme lançará ano que vem. Eles concertaram algumas coisas, mas realmente estou curiosa para saber como vão fazer para concertar tudo, já que tantas coisas ficaram erradas. Fiquei sabendo, também, que um dos monstros que só deveria aparecer no terceiro livro, irá aparecer nesse filme... Isso tem algo a ver com os concertos, mas achei isso muito estranho. Bom, é esperar para ver. 





Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2009
Número de páginas: 316
Sinopse:Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe.
O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.



Opinião da Leticia - O terceiro livro da série é um dos mais importantes na minha opinião. Thalia Grace, filha de Zeus, e as caçadoras de Ártemis também tem grande participação nesse livro. Eu chorei muito nesse livro em uma parte que eu não posso contar. Esse livro prende, pois os acontecimentos são repentinos, e na melhor parte muda de capitulo, o que faz você ler mais rápido. O Rick faz mais adaptações da mitologia grega nesse livro, fazendo elas ficarem parecidas com o mundo que  hoje nós vivemos. Também  conhecemos nesse livro a história de Annabeth, por que ela fugiu de casa pequena, qual sua ligação com Luke e com Thalia... Essa é a minha parte preferida.


Opinião da Giih - Meu livro preferido da série, junto com O Mar de Monstros... É nele onde acontecem os acontecimentos mais importantes. Surgem novos personagens, como Thalia, Nico, Bianca e As Caçadoras de Ártemis que serão de grande importância no desfecho da série. Dessa vez a Annabeth é sequestrada, e Percy vai passar por diversos problemas para tentar salvá-la. A história é apaixonante, e é nele que a relação de Percy-Annabeth começa a ficar mais amorosa... Conhecemos também a história de Annabeth, Luke e Thalia mais a fundo. É o livro mais emocionante da série (empatando, talvez, com o último), e te prende da primeira até a última página. Chorei muito.





Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2010
Número de páginas: 367
Sinopse: Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.


Opinião da Leticia - Esse é o meu livro preferido da série. Não sei por que, mas acho que é porque se passa em poucos lugares. O livro é um dos maiores da série. Tem beijo do Percy e da Annabeth, e a relação dos dois começa a aumentar. O livro é tão espetacular que tem momentos que te faz perder o fôlego, pular palavras, comer letras. Você tem que voltar e ler com calma, se não confunde muita coisa. O livro retrata o labirinto muito bem, nos mínimos detalhes. Cada ambiente que o autor descreve é muito real. Você aprende muitas coisas sobre mitos e mitologia grega em um livro só.

Opinião da Giih - Ao contrário da Le, esse é o livro que menos gosto, pois acho que é o que tem menos acontecimentos, mas também tem muitos pontos-chaves que são essenciais para o resto da série, como Pã, Hera, Percy-Annabeth, Rachel, Dédalo, entre outros. Menos sendo o que eu menos gosto, eu adoro a história. O labirinto de Dédalo é feito perfeitamente pelo Rick, e o triângulo Rachel-Percy-Annabeth é perfeito. É nesse livro também que aparece Calipso, que vai se tornar o maior 'e se...' do Percy (SPOILER SPOILER SPOILER). Os monstros que aparecem no labirinto são fantásticos, e é livro que mais fala sobre a Mitologia Grega. Um monstro que chamou minha atenção, em especial, foi a Esfinge. Rick Riordan fez uma Esfinge Moderna, e o resultado ficou muito divertido!


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2010

Número de páginas: 384
Sinopse:Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho. 



Opinião da Leticia - Esse é o último livro da série "Percy Jackson e os Olimpianos", e um dos melhores livros. Tem muitas surpresas, e foi o livro que mais me prendeu, - li em um dia e meio - tem muita aventura, suspense, romance. Tem flashbacks sobre a história de Luke, Annabeth e outros personagens. O final é muito diferente do esperado, um final épico,  poderia dizer. Eu chorei muitos nos capítulos finais. Personagens importantes morrem, e são consagrados heróis. É um dos melhores livros da série.


Opinião da Giih - Sendo o último livro da série, é o que tem mais acontecimentos importantes. É onde acontece a grande batalha entre o exército de Cronos e o dos semideuses, onde o triângulo Rachel-Percy-Annabeth se resovle e onde tudo dá certo. Ok, não tão certo assim. É o livro mais triste, pois muitos personagens morrem, mas mesmo assim é perfeito. Quando o livro termina você fica com aquele gostinho de quero mais, e é muito triste admitir que acabou. Bem, não tão acabado assim...

Apesar da série acabar, o autor decidiu escrever uma nova série, chamada 'Os Heróis do Olimpo', que tem uma grande relação com Percy Jackson. Diversos personagens de 'Percy Jackson e os Olimpianos' aparecem, mas também somos apresentados a novos e fantásticos personagens (Eu, Giih, particularmente amo o Leo. A Le já ama o Jason). A série já tem três livros lançados, sendo que o quarto (A Casa de Hades) será lançado em outubro/2013, e o quinto e último ainda não tem uma data fixa, mas creio que será outubro/2014. A história envolve mitologia greco-romana.

Se ficar interessado, pode comprar o livro no submarino (a faixa de preço é entre 20 e 30 reais), clicando sobre o nome do livro:
Percy Jackson & O Ladrão de Raios
Percy Jackson & O Mar de Monstros
Percy Jackson & A Maldição do Titã
Percy Jackson & A Batalha do Labirinto
Percy Jackson & O Último Olimpiano

1 comentários:

Unknown 27 de julho de 2013 às 18:19  

em qual dos livros fala que a clarice é loira ??eu sei que tem mais não lembro qual !

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot