Resenha: Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 397
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Opinião da Letícia: Como não se apaixonar por Jogos Vorazes? Eu achei a historia magnífica. Só o fato de se passar em uma realidade futurista fez com que eu me apaixonasse mais ainda. Eu descobri a série pelo Tumblr. Vi um post falando um pouco do primeiro livro e quis comprar. Era mais ou menos a época do lançamento do filme, então os livros estavam muito caros. Esperei um pouco, aguentei e não assisti o filme. Um dia minha mãe me surpreende com os três livros no box. Eu pirei, ela pagou, com uma promoção do cartão, R$10,00! Dá pra acreditar? DEZ REAIS! Eu literalmente devorei os livros. Acho que em menos de um més já tinha lido todos. Agora vamos para o que interessa, na minha opinião o primeiro livro é o meu preferido, é o que, na minha opinião, tem mais suspense. Eu li muito rápido, cerca de 2 dias. Os livros da Suzanne fazem você se colocar no lugar do personagem principal, a Katniss. Eu me senti como se estivesse na arena. Esse livro conta mais sobre como é a vida no Distrito 12, e a visão da Katniss na arena. Agora, o filme eu não achei ruim, tem as partes importantes nele. Só que algumas partes do livro são muito mais emociantes que a do filme. Eu gostei, mesmo não tendo assistido no cinema. Eu achei que a Jennifer Lawrence e o Josh Hutcherson, ficaram muito bem no papel de Katniss e Peeta, eles combinam de um jeito muito fofo.


Opinião da Giih: Não lembro como conheci a série, acho que foi fuçando em algum lugar... Assim que li a sinopse me apaixonei e fui atrás dos livros. Acabei lendo online, e muito rapidamente (li a trilogia inteira em dois ou três dias, é bem rapidinha). As cinquenta primeiras páginas do livro (mais ou menos) nos explicam o que são os Distritos e o Jogos Vorazes, e nos mostram como é a vida de Katniss, e conhecemos sua mãe, sua irmã e Gale. É uma parte um tanto lerda, mas essencial para o que vem a seguir: Os Jogos Vorazes. Os EUA (ou Panem como é conhecido no livro) foram divididos em 13 distritos e uma Capital, mas acabou sendo reduzido a 12, quando o distrito 13 foi 'extinto'. Cada distrito é conhecido por 'produzir' algo, e os mais ricos são os primeiros, ou seja, os distritos são mais pobres ou mais ricos de acordo com o seu número. O primeiro é o mais rico e o décimo segundo (onde Katniss vive), o mais pobre. Seu distrito é o distrito das minas de carvão. Os Jogos Vorazes servem para mostrar aos distritos que é a Capital que manda em tudo. Ele se resume em 24 jovens (2 de cada distrito, um menino e uma menina tendo entre 12 e 18 anos) que vão para uma arena e tem que lutar até a morte, sendo que só um é o vencedor, enquanto todos (Capital e Distritos) os assistem. Katniss, junto com Peeta Melark, são os 'escolhidos' do seu distrito. E então a história vai se desenvolvendo. Eu gostei bastante do livro, mas algo me faz pensar que Suzanne Collins escreveu Jogos Vorazes para ser um livro só, e não uma trilogia, por causa do final (que eu não posso contar porque é spoiler, mas se quiser saber mesmo por que, ou seja, já tiver lido, me avise e eu falo para você) Katniss-Peeta, e que acabou virando uma trilogia por puro jogo de marketing. Posso estar errada, por isso não levem a sério o que estou dizendo... 
Hum, sobre o filme: Gostei muito mesmo, todas as partes importantes do livro estavam lá, e foi um filme muito bem feito. Só não gostei de uma coisa, que foi o fato de a relação Katniss-Rue ter sido muito reduzida. No livro ela é mais... Extensa. Tirando isso, o filme é perfeito. 



Caso se interessar, assista o book trailer clicando aqui...

...Ou assista o trailer do filme aqui em baixo.




Se ficar interessado, pode comprar nas lojas abaixo (a faixa de preço é entre 25 e 40 reais), clicando sobre o nome.




Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2010
Número de páginas: 413
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Opinião da Letícia: Em chamas veio para colocar fogo na trilogia. Era um livro que eu não colocava muita fé, mas me surpreendeu. Quando acabei o primeiro livro, fiquei pensando como a autora faria um segundo e um terceiro livro de uma história que acabou no primeiro? Eu fiquei pensando até começar a ler, nos primeiros capítulos eu não gostei nem um pouco, achei parado e chato, mas quando a Katniss recebe um convite, que eu não vou revelar senão perde a graça do livro, eu me apaixonei. A cada capítulo que eu lia dava vontade de terminar de ler o mais rápido possível, para ver como terminava, como eles sairiam daquela situação. O livro que me prendeu até o final.
O livro ainda não tem filme lançado, mas as gravações terminaram dia 21 de dezembro de 2012, e a estréia prevista é para o dia 23 de novembro de 2013. O trailer ainda não foi divulgado.

Opinião da Giih: Em Chamas acabou sendo muito surpreendente, e só fez com que eu colocasse mais fé na minha 'hipótese' de Jogos Vorazes ser um livro... Único, e não uma trilogia. É como se a autora não soubesse bem como continuar e acabasse inventando alguma outra coisa. BEM INVENTADA, DEVO DIZER. A ideia dela acabou sendo bem legal, e me prendeu pra caramba. Quer dizer, comemoração dos 50 anos (não tenho certeza agora se são 50 anos) de Jogos Vorazes com todos os ex-vencedores? Fantástico! Gostei muito da história, e só posso esperar que o filme seja bom do mesmo modo que o do primeiro livro foi.

Assista o book trailer clicando aqui.
Se ficar interessado, pode comprar nas lojas abaixo (a faixa de preço é entre 25 e 30 reais), clicando sobre o nome da loja.
Livraria Saraiva
Submarino



Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 419
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. 
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Opinião da Letícia: A esperança, o livro mais triste, pois é o ultimo e tem muitas mortes. É o livro mais pesado da trilogia. A guerra que a Suzanne conta é muito detalhista, e faz você se colocar no lugar da Katniss e dos outros personagens. A autora mata os personagens de um modo tão real, mas fictício ao mesmo tempo. É o livro que eu mais demorei para ler. Ele é meio que cansativo, sendo assim o livro que eu menos gostei. No final do livro tem um epílogo bem pequenininho, mas super fofo. Como eu amo epílogos eu li antes de começar a ler o livro, o que me fez entender muitas coisas logo no começo e perder a graça.

Opinião da Giih: (CONTÉM SPOILER, SÓ LEIA SE ESTIVER CIENTE DISSO E MESMO ASSIM QUISER CONTINUAR, OU SEJA, NÃO VENHAM ME XINGAR DEPOIS POIS ESTOU AVISANDO!)  Esse é o livro mais pesado e 'adulto' da trilogia, pois mostra a guerra de uma maneira bem detalhada, o que acaba nos chocando em certas partes. Há muitas mortes, e várias crianças envolvidas (o que faz com que fiquemos ainda mais chocados). Uma das cenas mais chocantes e horríveis é quando algumas crianças estão servindo de isca, e acabam morrendo (não vou contar que criança está no meio igual fiz com a Letícia, com a Bruna e com a Ana, não vou contar que criança está no meio igual fiz com a Letícia, com a Bruna e com a Ana, não vou contar que criança...), e isso é muito triiiiiiiiiiiiiiiiiste, depois que li fiquei uns bons cinco minutos lendo e relendo aquela página para a fixa cair, por que eu não conseguia acreditar. Mesmo havendo a guerra, acabou sendo um livro meio lento, e portanto o que eu menos gostei, e mesmo tendo gostado menos, ainda amei a história. Que venha o filme (lá pra 2016, mas beleza)!!

Assista o book trailer clicando aqui.

Se ficar interessado, pode comprá-lo clicando no nome das lojas abaixo (a faixa de preço é entre 25 e 30 reais):
Submarino
Saraiva

OU... 

Pode comprar o box com os três livros!
Submarino
Saraiva


0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot